PUBLICAÇÕES IFE BRASIL

image_pdfimage_print

Dictas-Ilustra-Site-IFECPSA Dicta&Contradicta é uma revista semestral lançada em 10 de junho de 2008 em São Paulo pelo Instituto de Formação e Educação (IFE) e é a principal publicação do Instituto.

Reúne artigos e resenhas de intelectuais brasileiros e estrangeiros sobre os grandes temas da cultura ocidental: a ética, a filosofia, a literatura e as artes, sob uma perspectiva de longo prazo, desvinculada da política partidária e com uma vocação, na medida do possível, universal.

Com isso, a revista – com uma mentalidade acadêmica, mas sem academicismos – procura atender a uma demanda do mercado por textos de maior transcendência e profundidade.

Conteúdo

A Dicta&Contradicta traz um editorial – que expressa a opinião do Instituto de Formação e Educação –, uma seção de artigos principais, uma seção destinada a textos traduzidos de autores estrangeiros, um perfil de um intelectual ou artista, uma seção de filosofia e uma de literatura.

Além disso, há uma seção destinada à análise de poemas, intitulada «Anatomia do Poema», um poema e um conto inédito, além de artigos breves sobre música, artes plásticas e cinema.

«Livros» destina-se às resenhas de livros nacionais e estrangeiros, e «O lançamento que não houve» a uma obra importante ainda não lançada no Brasil ou carente de maior visibilidade.

A revista fecha com «Gênesis», um texto clássico de domínio público ainda não traduzido no Brasil, e com uma seção de humor.