CURSOS IFE CAMPINAS

image_pdfimage_print

Os membros do IFE CAMPINAS, pautados pela reafirmação do clássico ideal da unidade e universalidade do saber, frequentam alguns cursos de formação que lhes permitem atuar no cenário social promovendo palestras, seminários, simpósios, bem como elaborando artigos de jornais e revistas. Dentre esses cursos internos, destacam-se os de História da Igreja, Filosofia Grega e Direito Romano, que são os alicerces fundamentais do pensamento que já se estende há séculos. A submissão a esses cursos se apresenta como indispensável para a divulgação de um saber humanístico sólido e apoiado em valores oriundos da experiência humana.

Além dos cursos internos, busca-se oferecer cursos para a sociedade, sendo oportuno destacar o curso de extensão universitária “CULTURA GERAL: releituras da sabedoria dos tempos”. O Instituto, objetivando romper o marcante padrão profissionalizante do ensino atual, que, embora necessário, não permite ao discente encarar com naturalidade os principais desafios a que são submetidos, elaborou, após ampla reflexão, um programa pedagógico firme e bem estruturado, com matérias de importância universal e com professores de alto nível, a fim de transmitir às pessoas um conhecimento que seja útil para suas vidas. Com vagas limitadas, preço acessível e diversos benefícios, o curso pretende reavivar o estudo de clássicos que por muitos foi relegado a algo secundário, retomando a concepção de uma abordagem sólida e profunda, que permitirá ao aluno entender a imensa necessidade que temos desses pensadores, cujo estudo é de suma importância para a compreensão dos atuais dilemas da sociedade contemporânea.

ATUAL CURSO:

LITERATURA &…
Período: 1 semestre (Ago/2016 a Nov/2016)

liteatura-e-web-e-mail-v2

A crise das humanidades em geral é também uma crise da interpretação. Enquanto a obra de arte foi se afastando cada vez mais do público durante o século XX, mais o entretenimento passou a desempenhar o papel das artes. É urgente, portanto, resgatar uma interpretação dos grandes clássicos que considere o papel preponderante dos temas éticos e universais nas artes. Através de uma leitura humanizadora dos maiores clássicos da Literatura, o objetivo do curso é fazer o público perceber que a Literatura não está restrita a um grupo de especialistas. O curso é destinado a pessoas interessadas em conhecer melhor as grandes obras da  Literatura e não há um público específico ou pré-requisito.

Mais detalhes deste curso CLIQUE AQUI.

Para visualizar o PDF deste cartaz clique aqui.

CURSOS JÁ CONCLUÍDOS

RELIGIÃO, RACIONALIDADE E DIREITO
Período: 1 semestre (Mar/2016 a Jun/2016)

CARTAZ A3 IFE - Religiao, Racionalidade e Direito - WEBCurso de Extensão Universitária composto por 6 aulas. Este curso pretende fornecer o instrumental básico para a compreensão, análise e interpretação da influência do cristianismo na sociedade ocidental, em especial no que tange à vida sócio-política, aos conceitos de direito e justiça e às atuais problemáticas sobre as noções de laicismo e laicidade.

Mais detalhes deste curso CLIQUE AQUI.

Para visualizar o PDF deste cartaz clique aqui.

INTÉRPRETES DO BRASIL
Período: 1 semestre (Ago/2015 a Dez/2015)

Cartaz_InterpretesBrasil_WEB-800px
Curso de Extensão Universitária com 6 aulas, com cada aula abordando um intérprete do Brasil: José Bonifácio, Joaquim Nabuco, Gilberto Freyre, Caio Prado Júnior, Sérgio Buarque de Holanda e Darcy Ribeiro.

Para mais detalhes deste curso clique aqui.

Para visualizar o PDF deste cartaz clique aqui.

 

 

CULTURA GERAL: Releituras da sabedoria dos tempos
Período: 1 ano (Ago/2014 a Jun/2015).

Folder-Facebook-1de2Curso de Extensão Universitária com 13 aulas e 2 palestras, com os eixos temáticos de Filosofia Política, Ética, Direito, Teoria do Conhecimento, Filosofia Geral, História, Literatura, Linguagem e Pensamento Crítico.

Para mais detalhes deste curso clique aqui.

Para visualizar o PDF deste folder clique aqui.