1º Ano de Site IFE Campinas no ar – Obrigado, leitor!

Educação | 14/05/2015 | | IFE CAMPINAS

image_pdfimage_print
Share Button

1-Ano-Site-IFE-CPS-b

Neste mês de maio o site do IFE Campinas comemora seu primeiro aniversário. Gostaríamos de agradecer a todos os nossos leitores, que vêm nos acompanhando e apoiando nosso trabalho. Durante este tempo temos recebido depoimentos de muitas pessoas que encontraram no site uma fonte de estudo e formação pessoal. É uma alegria ver os frutos que pouco a pouco começamos a colher no cumprimento da nossa missão de fomentar o debate de ideias em um ambiente de respeito, liberdade e responsabilidade intelectuais. A seguir, reproduzimos alguns desses depoimentos.
— Nosso muito obrigado!  

 

“Neste primeiro ano de existência o site do IFE Campinas nos presenteou com artigos de excepcional qualidade. Acompanhar as publicações tem significado para mim a possibilidade de aprofundar, no dia a dia, reflexões diversas sobre temas não só da minha área de atuação profissional (jurídicos), mas também culturais, filosóficos, políticos, artísticos e teológicos. Tenho certeza que nos próximos anos o site continuará exercendo as imprescindíveis funções de fomentar o debate e difundir conhecimento.” (Fernando Pinho)

 

“O site é uma biblioteca virtual com textos de altíssima qualidade, sempre bem embasados, transparecendo toda bagagem de conhecimento dos seus escritores. Alegra-me ver que, em meio de tantos veículos de informação rasos – de muita “frase de efeito” e pouco conteúdo – existem veículos como o site do IFE-Campinas, claros e lógicos na argumentação, promovendo, deste modo, a crítica consciente. Ademais, a separação em áreas de conhecimento facilita o estudo e promove aprofundamento intelectual. Tudo isto, agregado a um viés filosófico e humanístico muito marcante nos textos, me encanta e faz com que o site fique dentro das minhas visitas recentes constantemente. Adoro e recomendo!” (Isabella S. Castro)

 

“Através do IFE, me tem sido oportunizado REAL EDUCAÇÃO. Conheci o IFE em meados de 2014, na oportunidade, o sentimento era de TOTAL DESORIENTAÇÃO. Sentia que me havia sido FURTADA a base fundante para construção do SABER. As leituras e bibliografias propostas pela educação Formal (ensino médio, graduação, especializações e etc..) que possuía, parecia-me vazias, a sensação era de inutilidade. O contato com os vídeos e textos propostos foi preenchendo as lacunas deixadas pela Pseudo Educação Formal, aos poucos fui sendo introduzido nas realidades PERENES e SÓLIDAS da REAL EDUCAÇÃO. É uma Iniciativa que devolve ao homem pela via da educação, o sentimento de pertença a UNIVERSALIDADE, como que uma seta a indicar o TODO e As PARTES, bem como, o todo Nestas Partes e a necessária comunicação DESTAS com ESTE, e DESTE NESTAS. Por meio da REAL EDUCAÇÂO, o homem desenvolve e recupera (meu caso), a aptidão para tornar-se aquilo que É, e consequentemente cumprir seu destino. A minha reintrodução nesta convicção a respeito da UNIVERSALIDADE DO SABER devo em parte ao IFE. Que Deus os conceda firme perseverança. Sou-lhes gratíssimo“. (Pedro Guilherme Cruz Vieira Costa)

 

“Acredito que tudo começou no ano de 2012, quando vivia desanimado por tudo o que estava ao meu redor, tanto na universidade quanto no meio cultural. Não me identificava, ou, como diz a expressão da moda, tudo aquilo “não me representava”. Restando em meu ser apenas um pouco de esperança, busquei sem tréguas encontrar algo diferente de tudo o que até aquele momento tinha vivido. Em um dia como outro qualquer encontrei um texto do filósofo Olavo de Carvalho. Quando o li, vi que existia um mundo para ser explorado. Depois, em um vídeo, vi que o Olavo recomendava os trabalhos de um grupo chamado “Círculo de Estudos Políticos”. Explorando o mesmo, encontrei o site do IFE-Campinas, no qual o ideário e todo material fizeram e fazem com que a chama, já acesa pela busca de uma vida intelectual, ganhasse mais vida. Cheguei ao ponto de querer fazer parte do mundo daquelas pessoas e iniciar um processo de autoeducação e preparação para que um dia o IFE-Alagoas venha a existir para fomentar a alta cultura em nosso estado”. (Victor Elson)

 

“O Instituto de Formação e Educação (IFE) é uma iniciativa de grande relevância nos tempos atuais, da qual podemos nos apoiar e enriquecermos culturalmente, mas, sobretudo como seres pensantes que somos. O IFE realiza um trabalho intelectual sério visando a formação humanista de seus alunos, o que afeta diretamente a cada um em sua esfera privada e pública, uma vez que trata assuntos como ética, direito, política, economia e aspectos da própria natureza humana dentro da Filosofia. É um grande prazer participar das atividades promovidas dentro dessa grande iniciativa. Parabéns, IFE CAMPINAS!” (Juliana C. Pereira)

 

“Parabéns ao IFE Campinas e obrigada por colaborar para que seus leitores tenham conhecimento de qualidade. Com eventos e publicações que falam de arte, filosofia, literatura, teologia, direito, entre outros, o site propicia, de forma criativa, o interesse pela leitura e auxilia na reflexão, contribuindo para um crescimento intelectual e também um desenvolvimento pessoal. Estamos carentes de espaços como esse, que invistam em cultura e estimulem o resgate de valores do ser humano”. (Priscila Jacheta Lauri)

 

“Hoje em dia temos fácil acesso à informação, porém é sempre um desafio achar fontes fidedignas de conhecimento. Vejo o site do IFE Campinas como um grande presente, onde encontro indicação segura de bons filmes, artigos extraordinários que me ajudam a refletir sobre questões polêmicas e conteúdo que enriquece a todos os leitores!” (Cássia Lagrotta Brigagão)

 

“Se me pedissem para apontar o fato que julgo ser o mais preocupante na sociedade atualmente diria que é a crescente suscetibilidade a manipulação. Situação que pode ser explicada pelo desdém perante o aprofundamento da reflexão, que provém de um relativismo diante do diálogo. O IFE Campinas é, a meu ver, uma iniciativa que tem como objetivo resistir a essa tendência cada vez mais forte no mundo de hoje. Para mim, o Curso de Cultura Geral do IFE foi de grande enriquecimento, especialmente por instigar a busca por um maior crescimento intelectual e, através da tutoria, desenvolver meios de incentivar um diálogo honesto no ambiente universitário. Vejo o IFE como uma semente bem regada, que está se tornando uma árvore fértil que renderá frutos capazes de transformar nossa sociedade!” (Beatriz Figueiredo de Rezende)

 

“O que dizer ao IFE? O que dizer ao Instituto cuja preocupação está voltada à formação cultural do ser humano? O que dizer ao IFE que me proporcionou um estudo e, acima de tudo, uma reflexão sobre os temas mais essenciais e filosóficos que afligem ao homem há pelo menos 2.500 anos? O que dizer ao IFE quando sou instigado a refletir sobre dilemas que estão a toda parte, mas sequer percebemos a necessidade de discuti-los? O que dizer ao IFE quando leio seus artigos sobre filosofia, literatura, história, direito ou quem sabe sobre uma resenha crítica de um filme, cujas percepções pessoais, à primeira vista, não tinham ido muito além do senso comum? O que dizer ao IFE por roubar algumas de minhas preciosas manhãs de sábado? Já sei o que dizer ao IFE: Obrigado!” (Marcos José Iorio de Moraes)